terça-feira, 1 de julho de 2014

Pão branco sem glúten: passo a passo

Este pão foi o mais delicioso e fofo que fiz até agora! Aqui descrevo detalhadamente todos os passos e truques importantes para que possa fazer em sua casa um pão simples sem glúten perfeito :)

                                       



Ingredientes:
- 100g de farinha de arroz
- 400g de água morna
- 20g de azeite
- 1 colher de sopa de sal
- 1 colher de sopa de açúcar

Preparação:
1 – Num recipiente, misturar as duas farinhas.
2 – Num segundo recipiente colocar a água morna, entre 22 a 26 graus, com o açúcar e mexer com as mãos. É muito importante a temperatura da água, portanto se tiverem um termómetro de comida utilizem-no.
3 – Colocar a mistura do fermento e açúcar no recipiente onde estão as farinhas, pouco a pouco, e mexer com as mãos, até criar uma textura de massa.
4 – Adicionar o azeite e o sal. O sal deverá entrar sempre nesta fase e nunca no início.
5 – Colocar um pouco de farinha nas mãos para mexer a massa com as próprias mãos durante pelo menos 4 minutos. No final, criar uma bola redonda.
6 – Colocar a bola de massa num recipiente e molhar as mãos, passando levemente sobre a massa. Seguidamente, fechar o recipiente com papel transparente. É também muito importante fechar bem o recipiente onde se coloca a massa a fermentar, já que só um pano, como geralmente se utiliza, pode não ser suficiente.
7 – Deixar repousar 1h30.
8 – Retirar a película e untar as mãos com farinha.
9 – Colocar o pão na prateleira do forno e em cima de papel de levar ao forno. Dar um pequeno corte na diagonal no pão, utilizando uma faca.
6 – Pré-aquecer o forno a 200º e colocar lá o pão. Esperar 1h e retirar.
Bom lanche para toda a família :)                   [Inês]

2 comentários:

  1. Tem um aspecto maravilhoso, parece o pão caseiro.alentejano. Qual é a farinha biológica sem glúten? Da para fazer na máquina do pão? Muito obrigada, gostava de experimentar.

    ResponderEliminar
  2. Olá by Deva :) A farinha biológica é da Nutrifree (http://www.glutenfreeliving.pt/Farinhas-sem-gluten/Farinha-Bio). Esta receita foi feita sem máquina do pão, mas imagino que também funcione se fizer na máquina do pão, terá apenas de seguir a mesma lógica da receita. Experimente e conte-nos!

    ResponderEliminar