domingo, 22 de junho de 2014

Copo fresco de leite condensado com pistachio e bolacha de gengibre

Depois de andar a sonhar com aletria decidi fazer uma sobremesa doce e mais fresca. Pensei em doce de leite e torná-lo mais agradavel num copo e com mais texturas numa construção em camadas. Ao adicionar Mascarpone e Pistachio refrescamos e damos textura, a bolacha de gengibre triturada com chantilly por cima dão uma leveza e textura crocante ao topo do copo. Acabamos a construção (em copo de licor) com chantilly e polvilhamos com chocolate.




Ingredientes:
- 250g de pistachios com casca (se tiverem sal ponham de molho e vão mudando a agua 3/4 vezes)
- 1 lata de leite condensado cozido
- chocolate de culinaria ralado
- Canela
- embalagem de 250g de mascarpone
- 8 copos de licor pequenos (6/7 cm de altura e 3/4 cm de largura)


Preparação:
1 - Aquecer o leite condensado numa panela em lume brando. Ir mexendo para ganhar alguma viscosidade. Adicionar alguma canela para dar aroma.
2 - Encher metade de cada copo com leite condensado. Recomendo copos de licor, são pequenos e elegantes. Os copos que usei tinham 6/7 cm de altura e 3/4 cm de largura (sem contar com o pé obviamente).
3 - Adicionar uma camada de mascarpone, cerca de 1cm de altura (dependendo do tamanho do copo, se for maior usem mais). Eu usei cerca de 30/40g em cada copo.
4 - Triturar bem os pistachios previamente descascados. Não convem triturar demasiado, o objectivo é reter alguma textura. Depois, adicionar o pistachio triturado ao copo na forma de uma camada fina.
5 - Triturar bem uma bolacha de gengibre, deve dar para fazer uma camada no topo de cada copo.
6 - Colocar no frigorifico pelo menos 30 minutos.
7 - Na altura de servir fazer um "caracol" de chantilly com uma lata daquelas pressurizadas e colocar chocolate ralado q.b.
8 - Servir com colher longa e fina.

Uma sobremesa elegante para servir num jantar especial. Experimente :)          [Inês]


Sem comentários:

Enviar um comentário